Blogue da UC TIC na Educação Básica da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro
5.3.12

Deixem nos comentários as vossas perceções sobre como usar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na Educação Básica (EB). Podem organizar a reflexão em torno das seguintes dimensões: 

  1. porque usar as TIC na EB (finalidades/objetivos);
  2. que TIC explorar (vantagens e desvantagens relativamente a outros recursos);
  3. para desenvolver que atividades;
  4. como organizar o grupo/turma e quem deve usar as TIC (aluno/professor…).
Para além dos aspetos listados, podem acrescentar outros que considerem pertinentes. Sempre que possível ilustrem as vossas perceções com exemplos concretos (por exemplo, uma vivência ou uma leituras).
 
Caso já existam outros comentários, leiam-nos e tentem não repetir ideias. Será muito mais produtivo sistematizar as ideias com as quais concordam e discordam. Se não concordarem com algum comentário, indiquem de forma construtiva e fundamentando a vossa opinião
 

Boa discussão!

 

MJL

link do postPor mjoao, às 19:47  comentar

De joanaapereira a 7 de Março de 2012 às 16:03
Na minha opinião, as TIC são bastante importantes na Educação Básica, pois fazem com que as crianças explorem e pesquisem e assim, enriquecem o seu conhecimento. E como vantagem podem usar as tecnologias como método lúdico, didáctico e educativo, portanto podem utilizá-las como auxilio para outras Unidades Curriculares, mas para isso terão que aprender a saber usá-las de forma correcta. Por isso esta disciplina será essencial para uma boa utilização não só da nossa parte (futuros professores) mas também para podermos ensinar correctamente os nossos futuros alunos e podermos também motivá-los de uma forma bastante positiva. As TIC que são mais usadas e mais necessárias para quem as utiliza são a internet e os respectivos computadores, portanto acho que só traz vantagens saber como trabalhar com essas tecnologias.
Conclusão, todos os professores, educadores, encarregados de educação e alunos devem saber trabalhar com as TIC, pois nos dias que correm são essenciais e importantes para uma boa e fácil pesquisa e comunicação e para nos mantermos bem informados e actualizados.

De filipertmoreira a 7 de Março de 2012 às 18:33
Quando escrevi este comentário apenas a Joana Pereira havia comentado. Estou totalmente de acordo com o que ela disse, saliento ainda que um professor/educador de hoje que não tenha conhecimentos básicos nesta área não se pode considerar um bom professor/educador.
Como é evidente, pela minha opção por esta UC, estou de acordo que se usem as TIC no EB. Contudo não devemos deixar que se caia em exageros e por isso mesmo é necessário alertar desde logo as crianças e encarregados de educação para os perigos que as TIC podem acarretar. Por esta razão penso que uma vertente que deve estar sempre presente quando se aborda as TIC e mesmo quando se utilizam, é a segurança.
Hoje é quase impossível pensar o mundo sem as tecnologias de informação e comunicação, quem não as dominar minimamente é considerado analfabeto, por isso mesmo é importante educar a criança para um uso saudável destes meios.
As TIC são um excelente meio para cativar as crianças, são mesmo uma motivação extra, e pela oferta de possibilidades que nos oferecem é possível efectuar trabalhos muito variados. Um exemplo que posso dar é a animação de sessões de leitura com recurso ao quadro interactivo, é muito simples e nota-se uma maior motivação por parte das crianças.
Tendo em conta o meio em que se está envolvido, como é evidente, as TIC podem servir para aproximar os pais da Escola assim como do desenvolvimento escolar das crianças. Uma forma muito simples de o fazer é a criação de um blog em que o professor vai colocando diariamente ou semanalmente as actividades que foi realizando na sala de aula. Desta forma os pais vão estando sempre actualizados. Outro exemplo é o professor criar um blog onde vai publicando os trabalhos dos alunos e permite assim que os pais e amigos possam comentar, refira-se que esta actividade é realizada por muitos professores e tem-se revelado muito motivador para as crianças e pais, pois é-lhes muito estimulante ter os seus trabalhos publicados para que todos possam ver.
Na minha opinião as TIC a explorar devem ser aquelas a que as crianças têm acesso, contudo devemos proporcionar-lhes a experiência de ter contacto com outras a que elas não tenham acesso.
Devem ser todos a utiliza-las e não somente o professor ou os alunos, só assim se conseguirá tirar o máximo proveito das suas potencialidades.
Defendo que as TIC devem ser utilizadas dentro e fora da sala de aula para fins de ensino ou mesmo lúdicos, mas como referi no inicio deve estar sempre presente o bom senso e por isso mesmo os pais e professores devem estar atentos para os perigos.
Para terminar deixo aqui uns sítios que abordam alguns aspectos das TIC no EB:
http://www.dei.isep.ipp.pt/~paf/proj/Set2004/TIC%20no%20Ensino%20Basico.pdf
http://educacaohoje.no.sapo.pt/ticeb.htm#top




De papcorreia a 8 de Março de 2012 às 19:48
Na minha opinião e indo ao encontro com a opinião dos meus colegas, ao longo de todo o Ensino Básico, é importante desenvolver no aluno saberes e competências gerais, tendo em conta a especificidade e a transversalidade das TIC. A escola deverá assim assegurar aos alunos um currículo potenciador de aprendizagens significativas ao nível da utilização do computador e da Internet, de forma flexível e faseada, e garantindo a transferência dessas mesmas aprendizagens a outras áreas curriculares. Para isso, será essencial o empenho da escola e dos professores. Estes, para além de estarem recetivos em relação às novas tecnologias, deverão ser capazes de se adaptar à mudança e aceitar o novo papel que lhes é atribuído. Mais do que um mero mediador entre o conhecimento e os alunos, o professor deverá saber como utilizar as TIC e como integrá-las no currículo. Saber utilizar as TIC pressupõe a capacidade de manuseamento das ferramentas existentes; integrar as TIC no currículo pressupõe um conhecimento ao nível dos recursos existentes na escola, do próprio equipamento e dos materiais didáticos disponíveis.
Algumas informações importantes em:
http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=7
http://educacaohoje.no.sapo.pt/ticeb.htm
http://elisacarvalho.no.sapo.pt/pdf/importancia%20TIC.pdf
http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/marta/marta/PDF/TIC%20e%20a%20Escola.pdf
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/tic/10importanctic.htm

De carolina-dias a 10 de Março de 2012 às 19:31
Concordo com os comentários dos meus colegas e espero não me repetir nas palavras por ter o mesmo pensamento.

O enorme crescimento da utilização das TIC nas diversas áreas da atividade humana, hoje e no futuro, obrigada a que estas competências tenham de ser desenvolvidas e encaradas, cada vez mais, de uma forma atenta e rigorosa, atribuindo-lhes a importância devida.
Assim, as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) têm como objetivo global promover a utilização generalizada das Tecnologias da Informação e Comunicação se possível desde os primeiros anos de vida. Por conseguinte, as TIC devem ser encaradas como uma disciplina essencialmente prática, onde os conteúdos teóricos sejam abordados numa perspetiva prática, e que, sempre que possível, seja articulada de alguma maneira com as restantes disciplinas (Matemática, Língua Portuguesa, Estudo do Meio, …).
Já tive a possibilidade de observar diversos contextos e, em algumas instituições, presenciei, em salas de pré-escolar, as crianças a usufruírem do computador para atividades lúdicas e sempre com a presença do Educador. As crianças podiam jogar vários jogos destinados às suas idades e, desta forma, não só brincavam mas também desenvolviam várias competências como, por exemplo, a motricidade fina ao utilizar o rato.

“ O uso da informática na educação através de softwares educativos é uma das áreas da informática na educação que ganhou mais terreno ultimamente. Isto deve-se principalmente a que é possível a criação de ambientes de ensino e aprendizagem individualizados (...) somado às vantagens que os jogos trazem consigo: entusiasmo, concentração, motivação, entre outros.”
(Passerino, 1998)

De barbarapinto a 11 de Março de 2012 às 11:27
Concordo com tudo o que os meus colegas disseram até este momento, e acho que me vou repetir um bocado.
O meu projeto envolve-se nas áreas da tic no pré-escolar, e com diversas pesquisas para a realização deste constatamos o que muitas do grupo já pensavam, em que devemos de utilizar estas novas tenologias sem deixar para trás o recurso aos livros ou outros materiais tradicionais, pois a utilização das novas tecnologias facilita a aprendizagem de uma forma interessante, criativa e desafiadora que pode contribuir para aprender com prazer, apesar que não garante o sucesso por si.
As crianças têm uma aptidão natural para explorar o meio que as rodeia, com isto o computador é um objeto que a criança começa a contactar desde cedo. E é este contacto que vai favorecer a leitura e a escrita para além do desenvolvimento da autonomia da criança, pois existe uma interação entre o mundo e as realidades em que as crianças encontram significado.
Os videojogos estimulam e desenvolvem as crianças em diversas áreas, como por exemplo BARROS e OLIVEIRA identificam as áreas em que os videojogos podem contribuir, como é o caso da aprendizagem, o desenvolvimento matemático, o desenvolvimento criativo, o conhecimento e compreensão do mundo e o desenvolvimento físico. Defendem também que o uso dos videojogos, estimula a realização de atividades paralelas, como por exemplo, literárias, artísticas ou científicas.
Com tudo, acho que nos dias de hoje as escolas e os encarregados da educação deviam interagir e lidar com as novas tecnologias, fazendo delas uso no seu quotidiano pois nos dias que correm são fundamentais e importantes para uma boa e fácil pesquisa e comunicação e para nos mantermos bem informados e atualizados.




De marciaandreia a 12 de Março de 2012 às 22:15
Após ler todos os comentários que os meus colegas fizeram anteriormente não poderei estar mais de acordo e peço desculpa se por isso repetir as ideias deles.
Na minha opinião a utilização das TIC na Educação Básica é cada vez mais pertinente uma vez que estamos numa sociedade cheia de novas tecnologias e as crianças desde cedo começam a ter contacto com elas, por via dos pais ou outras pessoas. É então aqui que entra um pouco o papel do educador/professor pois é necessário que este saiba todos os benefícios e os malefícios das TIC para que possam transmitir às crianças o conhecimento e que permitam o seu uso de uma forma saudável e segura. O uso das TIC possibilita o desenvolvimento da motricidade fina, do intelectual, do emocional, do social, da capacidade de pesquisa, seleção, análise e sintetização da informação, aprendendo assim de uma forma criativa e lúdica.
As TIC podem ser desenvolvidas de várias formas, através de blogues, jogos didáticos, animação através dos quadros interativos, vídeos, entre outros, pois tudo isto é promotor de leitura, da cooperação, do envolvimento em tarefas e do desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. E existem vários jogos didáticos com elementos relevantes principalmente na área da matemática pois desenvolvem o raciocínio lógico.
Amante (2007) defende que os computadores estimulam às crianças, o reconhecimento de formas, contagem e classificação, desenvolvem o pensamento lógico, o pensamento geométrico e espacial, os conceitos de simetria, padrões, organização espacial, o pensamento criativo e o conhecimento metacognitivo.

De giselaasilva a 27 de Março de 2012 às 13:39
Depois de ter lido todos os comentários dos meus colegas, tenho a dizer que concordo plenamente com tudo o que foi dito.
Na minha opinião,a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de actuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos.
A palavra TIC (tecnologias da informação e comunicação) é derivada das seguintes palavras:
Informática – tratamento automático de informação em computadores;
Tecnologias de informação – processo de tratamento central e comunicação da informação, através do hardware e software;
Tecnologias de informação e comunicação – transmissão de informação através de redes de computadores e meios de comunicação.
O objectivo das TIC é promover a cultura e a formação essencial ao desenvolvimento da sociedade da informação e propor uma visão estratégica.
As TIC são um processo muito utilizado em casa, trabalho, entre outros. Últimamente é estudado nas escolas e utilizado por mais de metade do Mundo. Por exemplo, num telejornal, a informação é transmitida, sendo muito útil e vista por muita gente. Esta informação chega a muitos lugares, graças às redes de computadores e meios de comunicação.
As TIC têm um papel fundamental na educação.Elas proporcionam: novos objectivos para a educação que emergem uma sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, critica e interveniente;novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando desta forma o trabalho cooperativo;novas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento de interfaces entre escolas e instituições, como por exemplo, bibliotecas, museus, associações de apoio à juventude, entre outros;
È indispensável ter presente a utilização das TIC na educação, porque estas consistem em escolarizar as actividades que têm lugar na sociedade, procurando adaptá-las aos seus objectivos.
As TIC, na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento.
Concluindo as TIC estão muito presentes na nossa vida e mesmo o mais insignificante objecto, pode revolucionar o Mundo.

De regina-matos a 30 de Março de 2012 às 10:09
Na minha opinião, a utilização da tecnologia na área da educação, tem o intuito de complementar a aprendizagem.
A necessidades de acompanhar o ritmo evolutivo da informação e dos processos de aprendizagem, ter em conta a facilidade de acesso a informação.
Por isso para uma melhor intervenção profissional, social e educacional as tecnologias servem com um suporte significativo nos dias de hoje.
Esta UC vem enriquecer nosso leque de opções de trabalho e aprendizagem.

 
comentários recentes
Vejo que te interessam as TICs por isso te aviso q...
Boa ideia, disponibilizarem as apresentações no bl...
Sem dúvida que trazer os temas de Projetos de Inte...
Apesar de irmos a meio do semestre, acho pertinent...
Na minha opinião, a utilização da tecnologia na á...
Depois de ter lido todos os comentários dos meus c...
A minha opinião vai ao encontro da opinião da Dani...
Concordo com a ideia da Samanta, em rentab...
Após ler todos os comentários que os meus colegas ...
Após refletir e conversar com alguns colegas acham...
arquivos
Março 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
31


blogs SAPO