Blogue da UC TIC na Educação Básica da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro
9.3.12

Tal como acordado na primeira sessão, indiquem nos comentários os temas que gostariam de abordar nesta UC. A título de ajuda deixo algumas ideias:

 

1 - Caracterizarazer como têm sido utilizados os computadores portáteis (Magalhães) em EB1 e Infantários da zona. Pode implicar fazer um questionário, entrevistar professores ou analisar informação disponíveis na Internet, que podem ser vídeos (http://www.youtube.com/watch?v=hcp5ngePngA), artigos... 

 

 

2 - Organizar pistas de utilização das TIC em torno de um esquema integrador (ver exemplo - Technology Integration Matrix - http://fcit.usf.edu/matrix/)

 

3 - Avaliar recursos educativos digitais (ver trabalhos dos colegas no blogue Recursos Educativos para QI).

 

Aguardo os vossos contributos e/ou dúvidas e comentários.

 

MJL

link do postPor mjoao, às 00:24  comentar

De samantacaleiro a 11 de Março de 2012 às 21:05
Após refletir e conversar com alguns colegas achamos que seria uma mais valia para nós relacionar esta Unidade Curricular com Projetos de Intervenção Educacional. Seria importante para a divulgação do nosso projeto a construção de um blog bem como fazer a gestão de uma página no facebook. A Unidade Curricular 'TIC e Educação Básica" seria melhor rentabilizada e faríamos algo importante e que nos será bastante útil, uma vez que este trabalho terá que ser feito mesmo que não seja nesta unidade curricular.

De daniela-mota a 13 de Março de 2012 às 20:02
Concordo com a ideia da Samanta, em rentabilizar as aulas de TIC para a criação e atualização do blogue e facebook, que penso que, a grande maioria dos grupos, vão criar para a UC de PIE (projetos de intervenção educacional).
Contudo também me parece que podemos ser mais ambiciosos e explorar outras questões. Pessoalmente, gostaria de aprofundar conhecimentos sobre como têm sido usados os Magalhães, pois atualmente existem muitas críticas ao uso dos mesmos em contexto escolar, mas eu acredito que se estes forem bem utilizados podem ser um importante complemento à formação das crianças. Já presenciei contextos onde os professores usavam esses computadores para elaborar pesquisas, trabalhos e resolver exercícios sobre a matéria. Nesse sentido, acredito que os Magalhães são uma mais-valia à formação dos mais pequenos, dado que proporcionam contato com uma tecnologia, que de outra forma podiam não ter acesso, para além de poderem realizar tarefas de uma forma mais atrativa e, consequentemente, mais cativante.

De filipertmoreira a 15 de Março de 2012 às 21:45
A minha opinião vai ao encontro da opinião da Daniela Mota, ficarmos apenas pela criação de um blog e de uma página no Facebook é, no fundo, desperdiçar a oportunidade de aumentar o nosso conhecimento geral na área das TIC e de como estas podem ser úteis na vida profissional de um professor/educador. Para além disso, a criação de um blog são necessários apenas conhecimentos muito básicos e a sua criação/dinamização demora alguns minutos.
O estudo de como foram usados os Magalhães na sala de aula e/ou do seu sucesso/insucesso nas várias áreas parece-me interessante, até porque nos pode dar uma ideia de como trabalhar no futuro com materiais deste género.
Poderíamos abordar também o sucesso/insucesso das redes sociais escolares agora tão faladas.

De carolina-dias a 3 de Maio de 2012 às 21:25
Apesar de irmos a meio do semestre, acho pertinente a minha opinião em relação às expetativas que tinha sobre a unidade curricular e o que se verifica que está a ocorrer na mesma.
Com tudo o que foi dito pelos meus colegas e o que a Professora escreveu em cima, esperava que as aulas fossem dinamizadas nesse sentido e não apenas direcionadas, completamente, para a unidade curricular Projetos de Intervenção Educacional. Os temas não são iguais, logo a informação não é a mesma, nem o projeto em si pode exigir que se esteja frequentemente ligado às TIC. Contudo, acho importante desenvolver as capacidades de pesquisa, de procura de informação (realizado até agora) relacionada com um certo tema e, para alguns, um auxílio nas tarefas de PIE.
Assim, gostava da ideia dos computadores portáteis (Magalhães), pois assim toda a turma estava em pé de igualdade e era uma temática importante para todos, enquanto futuros professores. Concordo com os comentários acima, em termos apostado nos blogues, redes sociais ou até mesmo como introduzir o computador (as TIC) nos primeiros anos.

De daniela-mota a 7 de Maio de 2012 às 19:37
Sem dúvida que trazer os temas de Projetos de Intervenção Educacional (PIE), para esta unidade curricular, pode ser uma mais-valia, pois realizamos pesquisas, que nos permitem ter contacto com outros projetos semelhantes aos nossos, bem como estes podem ser uma interessante fonte de ideias.
No entanto, é preciso perceber que nem todos os temas se prestam a tais pesquisas. E, assim sendo, torna-se difícil trabalhar para atingir os níveis de qualidade que desejámos.
Com isto pretendo expor, que o tema do meu grupo é de difícil pesquisa. Conseguimos encontrar muito material relacionado com a intergerecionalidade, mas não envolvendo as TIC. Queremos apresentar resultados, que se desejam satisfatórios, e deparámo-nos com constantes dificuldades.
Tal como já tinha referido anteriormente, gostava de ir mais além e poder trabalhar um tema, relacionado com as TIC, que fosse completamente novo e que, consequentemente, colocasse todos os grupos em pé de igualdade.

 
comentários recentes
Vejo que te interessam as TICs por isso te aviso q...
Boa ideia, disponibilizarem as apresentações no bl...
Sem dúvida que trazer os temas de Projetos de Inte...
Apesar de irmos a meio do semestre, acho pertinent...
Na minha opinião, a utilização da tecnologia na á...
Depois de ter lido todos os comentários dos meus c...
A minha opinião vai ao encontro da opinião da Dani...
Concordo com a ideia da Samanta, em rentab...
Após ler todos os comentários que os meus colegas ...
Após refletir e conversar com alguns colegas acham...
arquivos
Março 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
31


blogs SAPO